Centros Produtores


A “EHATB” é pioneira no campo das energias renováveis, tendo participado no ano de 1989 na implementação de uma mini-hídrica, o Aproveitamento Hidroeléctrico de Alvadia, na sequência da abertura do sector de produção de energia a outros investidores, até então exclusivo da EDP.

A “EHATB” implementou projetos de energias renováveis, quer hídricos quer eólicos. Os Empreendimentos foram realizados com capitais exclusivos da empresa ou em parcerias com outras sociedades do mesmo ramo empresarial.

Projetos Hídricos – De 1989 a 1999, a EHATB participou na execução da mini-hídrica de Alvadia e construiu a de Bragadas, ambas no concelho de Ribeira de Pena e cada uma com 10 MW de potência instalada. Mais tarde, em 2009, participou na construção do A.H. de Vales, equipado com 3,5 MW.

Projetos Eólicos – A EHATB colaborou com o INEGI nos primeiros estudos sobre energia eólica realizados em Portugal.

Em 1997 foi decidido pelos acionistas dar início aos estudos necessários à implementação de Parques Eólicos na Região do Alto Tâmega. O primeiro, Parque Eólico do Alvão no concelho de Vila Pouca de Aguiar, entrou em serviço em Março de 2002. Desde então, a EHATB tem participado na construção de outros Parques Eólicos, Mairos, Mairos II, Casa da Lagoa, Padrela, Barroso, Negrelo e Guilhado, Barroso II, Atilhó, Chã do Guilhado, totalizando uma potência instalada de 33 MW.

A Produção média anual prevista para aqueles empreendimentos é de 254.000.000 kWh, equivalente ao consumo anual de eletricidade de um aglomerado populacional de cerca de 150.000 habitantes.

 -  Vídeo de Apresentação da EHATB





 -  Localização dos Centros Produtores



Ver os centros produtores num mapa maior